Na minha, na sua, na nossa casa!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Evangelho do Antigo Testamento




Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu,
e o governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será:
Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz
Is 9:6


Neste versículo do livro Isaías, Jesus Cristo é apresentado como Conselheiro.


Todos nós já precisamos de conselhos. Às vezes buscamos; às vezes não.

Os motivos são vários: falta de tempo, de pessoas em quem confiar, de pessoas que achamos capazes de nos aconselhar, etc.
Para solucionar os nossos problemas, Cristo é apresentado como Conselheiro.



Vamos pensar um pouco na pessoa de Jesus como Nosso Conselheiro...



Ele não é um conselheiro que sempre vai dizer o que eu gostaria de ouvir. Muitos são assim e quando ouvimos o que queremos ouvir, achamos que temos o melhor conselheiro do mundo. Cristo não é assim.

Cristo não aquele que quando aconselha nos mostrará o caminho mais fácil de seguir. Muitos preferem os caminhos mais fáceis, mesmo que para isto, tenha que burlar leis, passar por cima de pessoas, magoar alguém, enganar as autoridades.


Cristo não aconselha dessa maneira.

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores
Sl 1:1



E quantas vezes seguimos conselhos que não valeram nada, não tinham nada a ver com nossa vida cristã. Quantas vezes nos deixamos aconselhar por pessoas que não eram capazes para isso, e, em algumas vezes, aconselhados por ímpios.


Temos que ter discernimento para solicitar conselhos.



Quando Cristo nos aconselha, não significa que estaremos livres dos sofrimentos, problemas, lutas e tentações. As pessoas querem se livrar de tudo o que lhes possa causar dor ou dificultar sua caminhada.


Os conselhos de Jesus Cristo não visam isso.


Muitas vezes Ele nos mostra o caminho mais difícil para seguir, para que possamos crescer, aprender e ajudar outros que venham a passar pelas mesmas dificuldades no futuro.

Então os conselhos de Cristo são os que precisamos ouvir, e não os que queremos ouvir. Por isso seus conselhos são diferenciados. São muitas as vezes que, queremos fazer uma coisa e Deus nos orienta/mostra a fazer outra coisa, nos orienta a fazer de maneira diferente. Por vezes, Ele usa as pessoas para nos aconselhar e mostrar a direção correta em que devemos ir.

Os exemplos que nós temos na palavra mostram que Deus está mais interessado em nós do que nós mesmos, muitas vezes nossos interesses são egoístas e por vezes somos feridos pela nossa rebeldia e obstinação (inflexível/teimoso/relutante/fanático).

Os conselhos de Cristo nos levarão por caminhos, nem sempre fáceis, mas sempre pedagógicos e recompensadores.

Os conselhos de Cristo nos fazem enfrentar os problemas pela frente com a sua sabedoria. Não existe caminhos sem problemas. O que precisamos é da sabedoria de Deus para saber lidar com as situações, às vezes difíceis, às vezes trágicas da vida. Cristo nosso conselheiro, nas horas mais difíceis, se chamarmos por Ele, Ele nos fará ver além das circunstâncias.

Saber que Cristo é nosso conselheiro, influi em nossa vida diretamente, nos coloca em uma encruzilhada onde teremos que decidir a quem ouvir: O nosso eu, ou o nosso Deus. Se Vamos seguir nosso caminho agindo de acordo com o que pensamos? Ou vamos seguir nosso caminho levando em consideração os conselhos de Jesus Cristo?

O correto é seguir os conselhos de Cristo, porque são os conselhos do fabricante.
Foi Cristo quem nos fez. Quem fez o mundo. E cada dia da nossa história.
Ele sabe o melhor caminho. Ele sabe de todas as coisas.

Seus conselhos são conselhos de vida e não de morte, de paz e não de guerra.

Cristo quer ser nosso conselheiro para que nós tenhamos uma vida que vale a pena, mesmo com lutas e dificuldades. Busque-o, aconselhe-se com Ele.
Como?
Perca tempo com a Palavra de Deus, leia a bíblia, invoque seu nome, ore pedindo por sabedoria, entregue-se à sua vontade.




Que Nós possamos fazer de Cristo nosso Conselheiro pessoal!
Samuel de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário